quarta-feira, 24 de março de 2010

Fudacentro Atualizar Norma de Higiene Ocupacional



Atualizada norma para coleta de material particulado sólido
Data: 19/03/2010 / Fonte: ASCOM Fundacentro


Foto: Arquivo Proteção
Em continuidade ao processo de revisão das antigas Normas de Higiene do Trabalho (NHT), a Fundacentro apresenta aos profissionais que atuam na área, a Norma de Higiene Ocupacional NHO 08: Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho, resultado da experiência acumulada nos últimos anos pela equipe da Coordenação de Higiene do Trabalho e da atualização de conceitos utilizados como base para a coleta de material particulado sólido, divulgados internacionalmente.

A Norma pretende estabelecer um procedimento padronizado, aperfeiçoado e atualizado para coleta e avaliação do ambiente de trabalho, já que os materiais particulados sólidos encontrados ficam retidos em filtros de membrana com a finalidade de obter amostras representativas de poeiras.

Estudos realizados pela instituição demonstram que a exposição de trabalhadores a índices excessivos de materiais particulados suspensos no ar, de diferentes processos, indústrias ou condições de trabalho, representa grave risco à saúde do trabalhador.

Profissionais que atuam em ambientes sem o devido controle de medição e risco ocupacional podem apresentar infecções agudas no sistema respiratório. Entre as mais graves estão relacionadas as pneumoconioses, como a asbestose e a silicose - partículas muito finas de poeir

0 comentários:

Postar um comentário